Olá, sejam bem vindos ao nosso blog! Fatos & Fontes tem como finalidade promover um conhecimento acerca da História Geral e do Brasil de forma clara, e também auxiliar principalmente, os estudantes de Ensino Fundamental e Médio!!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Pressão social na época da Ditadura Militar

Depois do Golpe Militar sofrido pela nação brasileira, muitos tentavam em vão reconquistar a liberdade que um dia existiu. Muitos Atos Institucionais (AI) foram impostos com o objetivo de calar a população para que não houvesse condições de se manifestarem contra os ate então presidentes. Porém, existiam aqueles grupos que não estavam contentes com a situação vivida e tiveram a coragem de enfrentar o governo, foram eles os estudantes e trabalhadores.
Como havia muitos movimentos que eram contra ao no governo, o mesmo resolveu implantar o Ato Institucional que ficou conhecido como o mais rígido entre todos os já existentes. Nele, havia escrito que qualquer pessoa que tentasse ir de contra as idéias do regime, sofreria conseqüências sem ter o direito de se defender.
Naquela época, também existia departamentos que eram especializados em “cuidar” dos tais subversivos. O principal objetivo desses departamentos eram extrair informações que pudessem ajudar o governo a por um fim nos rebeldes. Entre esses estabelecimentos, estavam o DOPS (departamento de ordem política e social) e o DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna) que usavam e abusavam de torturas para descobrir informações que na sua maioria nem existiam.
Enfim, muitos desses fatos citados acima são negados por muitos que viveram naquela época. Mas, existem documentos e vítimas que sobreviveram a tudo isso e que comprovam a veracidade dessas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário