Olá, sejam bem vindos ao nosso blog! Fatos & Fontes tem como finalidade promover um conhecimento acerca da História Geral e do Brasil de forma clara, e também auxiliar principalmente, os estudantes de Ensino Fundamental e Médio!!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Como consolidou-se a República no Brasil

Após a Guerra do Paraguai cresceram as insatisfações contra a monáriquia, fatores como o abolucionismo, a revolção indústrial que repercutia na europa, além da exigência do exército de uma maior participação politica nacional, que foi ignorado pela monárquia, resultou na defesa do republicanismo. Foram esses motimos que proporcionaram o enfraquecimento do regime monárquico no Brasil.
Nesse contexto em que se encontrava o país, era possivel identificar três projetos de República: positivista, jacobina e liberal
Os Republicanos Liberais pregavam a autonomia dos estados, acreditavam que seria melhor uma república federativa onde os estados teriam autonomia, porém seriam ligados pelo laço da federação.
Os Jacobinos achavam que o país deveria ser governado coletivamente. 
Já os Positivistas acreditavam que cabia ao estado garantir o progresso, para eles o país deria ter um governo forte e centralizado. 
Então, os liberais juntamente com os positivistas uniram-se para proclamar a república, a qual se deu de forma pacifica. Como os repúblicanos liberais estavam em maioria no  congresso e no senado o qual representava os cafeicultores, detinham bastante poder e influência para a forma de governo que estava por vir.
Portanto, o Brasil passava a ser uma república, que sobre influência norte - americana passou a ser chamada de  República dos Estados Unidos do Brasil. Daí foi nomeado como presidente o Marechal Deodoro da Fonceca que iniciava um governo provisório com o objetivo de resolver os problemas criados com a proclamação e dirigir o país até que fosse redigida uma nova constituição.
A República se deu através de uma carta pacifica e teve momo primeiro presidente o Marechal Deodoro da Fonceca

Nenhum comentário:

Postar um comentário