Olá, sejam bem vindos ao nosso blog! Fatos & Fontes tem como finalidade promover um conhecimento acerca da História Geral e do Brasil de forma clara, e também auxiliar principalmente, os estudantes de Ensino Fundamental e Médio!!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Início do Governo Vargas

A crise provocada pela Bolsa de Valores de Nova York, o preço do café despencou a oligarquia cafeeira, motivos que serviram para desgastar o governo de Washington Luís. Houve também a dissidência entre paulistas e mineiros onde Washington Luís resolve apoiar o paulista Júlio Prestes para presidência.
A oposição mineira quando viu frustrados os seus planos de ser candidato aliou-se a Getúlio Vargas, formando assim a aliança Liberal. Esta era composta por Getúlio Vargas, presidente e João Pessoa, vice. Contudo, com o uso da fraude, Júlio Pretes venceu. O assassinato de João pessoa complicou o cenário, o governo de Washington foi acusado pela morte, o que foi um motivo para a oposição se revoltar.

 Getúlio assume
Em 1930 washington Luís foi deposto e quem assume  em seu lugar em um governo provisório é Getúlio Vargas. 
Vargas assume o governo com o objetivo de reorganizar o país. Deu ênfase as questões sociais com a elaboração de leis trabalhistas. Além disso colocou o estado mais presente para a população o que fez com que ele ganhase com isso a simpatia popular.
Mas, mesmo nas "graças do povo" Vargas não agradava a todos, isso porque a oligarquia paulista criticava seu governo, porque eles queriam logo as eleições constituintes o que Vargas relutava em fazer. Daí, eclodiu em São Paulo a Revolução Constitucionalista de 1932, que exigia uma nova constituição. Apesar da derrota , os paulistas conseguiram que o presidente agilizasse a convocação de uma assembléia constituinte para 1933. Foi então promungada a terceira constituição do Brasil com algumas novidades, que incluiam: o Código eleitoral, o direito a liberdade de organização sindical; a criação do tribunal do trabalho e legislação trabalhista.
No dia seguinte à promungação da nova constituição, Vargas foi eleito presidente constiucional do Brasil.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário