Olá, sejam bem vindos ao nosso blog! Fatos & Fontes tem como finalidade promover um conhecimento acerca da História Geral e do Brasil de forma clara, e também auxiliar principalmente, os estudantes de Ensino Fundamental e Médio!!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Pressão social na época da Ditadura Militar

Depois do Golpe Militar sofrido pela nação brasileira, muitos tentavam em vão reconquistar a liberdade que um dia existiu. Muitos Atos Institucionais (AI) foram impostos com o objetivo de calar a população para que não houvesse condições de se manifestarem contra os ate então presidentes. Porém, existiam aqueles grupos que não estavam contentes com a situação vivida e tiveram a coragem de enfrentar o governo, foram eles os estudantes e trabalhadores.
Como havia muitos movimentos que eram contra ao no governo, o mesmo resolveu implantar o Ato Institucional que ficou conhecido como o mais rígido entre todos os já existentes. Nele, havia escrito que qualquer pessoa que tentasse ir de contra as idéias do regime, sofreria conseqüências sem ter o direito de se defender.
Naquela época, também existia departamentos que eram especializados em “cuidar” dos tais subversivos. O principal objetivo desses departamentos eram extrair informações que pudessem ajudar o governo a por um fim nos rebeldes. Entre esses estabelecimentos, estavam o DOPS (departamento de ordem política e social) e o DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna) que usavam e abusavam de torturas para descobrir informações que na sua maioria nem existiam.
Enfim, muitos desses fatos citados acima são negados por muitos que viveram naquela época. Mas, existem documentos e vítimas que sobreviveram a tudo isso e que comprovam a veracidade dessas ações.

A Primeira Guerra Mundial

           No final do século XIX os prazeres dos burgueses chegam ao fim, mas a guerra mundial inaugura o novo século. Nos anos de 1914 a 1918 ocorre um dos mais sangrentos conflitos armados de toda a história, a Primeira Guerra Mundial que teve como causa básica a ambição de lucros da burguesia imperialista. O mundo dividido em dois blocos parte para o mesmo objetivo, dominar territórios caracterizando essa guerra como um conflito imperialista.
           A unificação alemã e italiana demorou a ocorrer, atrasando o reconhecimento destas como grandes potências. Por isso, a Alemanha e a Itália chegaram tarde ao “banquete imperialista” e tiveram que se contentar com as “migalhas” da Ásia e da África, mas esse contentamento não aconteceu, pois os alemães queriam conseguir mais colônias e pra isso teria que tirar de outros países imperialistas, sendo mais um motivo para a guerra, a disputa colonial.
      Efeito dominó  
  Visando a disputa vários países foram envolvidos na guerra. Após a unificação da Alemanha, em 1882 forma-se a Tríplice Aliança, que reunia a Alemanha, Áustria e a Itália, contra essa aliança forma-se  a Tríplice Entente, um pacto militar formado pela Rússia, França e Inglaterra. O único objetivo dessas uniões era formar alianças para a guerra. Em 1914, a guerra é declarada. Como o efeito dominó, os países imperialistas entram na guerra para ajudar seus aliados. A Rússia declara guerra a Áustria, em seguida a Alemanha declara guerra a Rússia e logo após a França e a Inglaterra. Com promessas de ganhar territórios dominados pela Áustria, a Itália entra do lado da Tríplice Entente. Mas nem todos os países participaram da guerra mais foi um conflito mundial porque estava em jogo o controle imperialista sobre o planeta.
           A intensidade dos confrontos ocorridos na Primeira Guerra Mundial firmou-se nas inovações tecnológicas constituindo artefatos bélicos de um poder de destruição jamais imaginado. Por conseguir envolver todas as potências, a primeira grande guerra, caracterizou-se como um confronto bélico que ocasionou em diversas transformações em todo o mundo. Nesse momento os estados passam a assumir o controle da economia, influenciando os cidadãos a exercer sua nacionalidade por se recrutar tanto para o exercito quanto para a produção industrial de armamentos defendendo seu país.
           Até 1917 os Estados Unidos mantinham-se neutro na guerra, mas exportava armas de alta tecnologia para a França e a Inglaterra. A entrada desta potencia foi decisivo para a situação, pois os norte-americanos eram superiores aos já exaustos alemães e austríacos. A guerra termina com a derrota alemã trazendo conseqüências diversas para os países participantes, principalmente a Alemanha, pois este foi saqueado pelos vencedores, perdeu todas as colônias alem de pagar enormes dívidas de guerra. Mais tarde, Hitler e os nazistas aproveitam-se do sentimento alemão, de que o país foi injustiçado para vingar-se.

O Último Rei da Escócia

Quando pensamos em ditador o que vem a nossa mente é Adolf Hitler. Mais ele não foi o único. Inclusive no Brasil tivemos um, passamos por duas ditaduras. O filme o Último Rei da Escócia, mostra baseado em fatos reais a história de um ditador, Idi Amim Dada.
Chefe do exército, que chegou ao poder em 1971, ao derrubar o então presidente Milton Obote. Foram anos dificeis para o país durante o governo de Amim, o país sofreu forte repressão, principalmente aqueles que contestavam o seu voverno. Estima-se que 300 mil pessoas foram mortas execultadas durante os 8 anos em que esteve no poder de Uganda. 

Início do Governo Vargas

A crise provocada pela Bolsa de Valores de Nova York, o preço do café despencou a oligarquia cafeeira, motivos que serviram para desgastar o governo de Washington Luís. Houve também a dissidência entre paulistas e mineiros onde Washington Luís resolve apoiar o paulista Júlio Prestes para presidência.
A oposição mineira quando viu frustrados os seus planos de ser candidato aliou-se a Getúlio Vargas, formando assim a aliança Liberal. Esta era composta por Getúlio Vargas, presidente e João Pessoa, vice. Contudo, com o uso da fraude, Júlio Pretes venceu. O assassinato de João pessoa complicou o cenário, o governo de Washington foi acusado pela morte, o que foi um motivo para a oposição se revoltar.

 Getúlio assume
Em 1930 washington Luís foi deposto e quem assume  em seu lugar em um governo provisório é Getúlio Vargas. 
Vargas assume o governo com o objetivo de reorganizar o país. Deu ênfase as questões sociais com a elaboração de leis trabalhistas. Além disso colocou o estado mais presente para a população o que fez com que ele ganhase com isso a simpatia popular.
Mas, mesmo nas "graças do povo" Vargas não agradava a todos, isso porque a oligarquia paulista criticava seu governo, porque eles queriam logo as eleições constituintes o que Vargas relutava em fazer. Daí, eclodiu em São Paulo a Revolução Constitucionalista de 1932, que exigia uma nova constituição. Apesar da derrota , os paulistas conseguiram que o presidente agilizasse a convocação de uma assembléia constituinte para 1933. Foi então promungada a terceira constituição do Brasil com algumas novidades, que incluiam: o Código eleitoral, o direito a liberdade de organização sindical; a criação do tribunal do trabalho e legislação trabalhista.
No dia seguinte à promungação da nova constituição, Vargas foi eleito presidente constiucional do Brasil.    

O Imperialismo

O Imperialismo trata-se de uma política de expansão territorial e econômica de uma nação em cima de outra.
As potências industrializadas da Europa ao longo do século 19, sairam em busca de colônias que pudessem dominar.
Com a Revolução Indústrial espalharam-se para outros países, a corrida por colônias tornou-se acirrada. Essas disputas foram importantes para a eclosão da Primeira Guerra Mundial.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Como consolidou-se a República no Brasil

Após a Guerra do Paraguai cresceram as insatisfações contra a monáriquia, fatores como o abolucionismo, a revolção indústrial que repercutia na europa, além da exigência do exército de uma maior participação politica nacional, que foi ignorado pela monárquia, resultou na defesa do republicanismo. Foram esses motimos que proporcionaram o enfraquecimento do regime monárquico no Brasil.
Nesse contexto em que se encontrava o país, era possivel identificar três projetos de República: positivista, jacobina e liberal
Os Republicanos Liberais pregavam a autonomia dos estados, acreditavam que seria melhor uma república federativa onde os estados teriam autonomia, porém seriam ligados pelo laço da federação.
Os Jacobinos achavam que o país deveria ser governado coletivamente. 
Já os Positivistas acreditavam que cabia ao estado garantir o progresso, para eles o país deria ter um governo forte e centralizado. 
Então, os liberais juntamente com os positivistas uniram-se para proclamar a república, a qual se deu de forma pacifica. Como os repúblicanos liberais estavam em maioria no  congresso e no senado o qual representava os cafeicultores, detinham bastante poder e influência para a forma de governo que estava por vir.
Portanto, o Brasil passava a ser uma república, que sobre influência norte - americana passou a ser chamada de  República dos Estados Unidos do Brasil. Daí foi nomeado como presidente o Marechal Deodoro da Fonceca que iniciava um governo provisório com o objetivo de resolver os problemas criados com a proclamação e dirigir o país até que fosse redigida uma nova constituição.
A República se deu através de uma carta pacifica e teve momo primeiro presidente o Marechal Deodoro da Fonceca