Olá, sejam bem vindos ao nosso blog! Fatos & Fontes tem como finalidade promover um conhecimento acerca da História Geral e do Brasil de forma clara, e também auxiliar principalmente, os estudantes de Ensino Fundamental e Médio!!

terça-feira, 19 de abril de 2011

I Reinado

 O primeiro reinado correspondeu ao governo de D. Pedro I logo após a independência, instalando um novo tipo de governo no Brasil.
Depois de passada a alegria da independência, D. Pedro reconheceu que no Brasil havia muito o que se fazer já que, não havia uma constituição, nem códigos legais e nem um sistema de educação plausível.
Apesar de ter sido criado uma assembléia para solucionar tais problemas, logo ela foi rejeitada por D. Pedro que decidiu organizar um Conselho de Estado que se encarregaria de elaborar uma constituição.
Com a constituição outorgada D. Pedro passara a possuir o poder executivo e moderador, ou seja, ele detinha o poder de convocar eleições quando quisesse e podia também dá e tirar a posse de qualquer presidente de província.
O declínio do primeiro reinado se deu através de fatores como:
·         A confederação do Equador (que representou a principal reação contra a tendência absolutista e a política centralizadora de D. Pedro I);
·         Os distúrbios econômicos que o Império enfrentava nesse momento (as taxas de importação encontravam-se além do esperado, havia sérias dificuldades para se efetuar a cobrança dos impostos internos devido às extensões territoriais da nação e a produção agrícola brasileira enfraquecia em razão da crise do mercado externo); 

O filme O Xangô de Back Street (obra baseada no livro de Jô Soares), apesar de ser uma história fictícia, visto de um olhar histórico cultural, mostra um ambiente real encontrado na sociedade pós-independência, um ambiente tranqüilo e sem muita violência, onde a trama revela um Rio de Janeiro de fins do século XIX governado pela monarquia, envolvendo uma nobreza bajuladora e uma turma de boêmios cariocas. A seguir temos um trailer sobre o filme citado: 






sábado, 16 de abril de 2011

Hino da Independência do Brasil

A seguir temos o Hino da Independência onde a música foi composta por S.M.I, Dom Pedro I - Imperador do Brasil, e a letra de Evaristo Ferreira da Veiga e Barros em 1822, logo após a Independência conclamada:

E o que foi a Independência?

Em 1808 chegou ao Brasil a Família Real, que depois de ter sido “expulsa” do seu próprio país por Napoleão, instalou-se nas cidades brasileiras. E, apesar de não ter sido nada planejado, em alguns pontos, a vinda de D. João VI e sua família trouxe vantagens para o desenvolvimento brasileiro, como a abertura dos portos.
No início, parecia que a relação Brasil e Corte daria certo. Mas, depois de um pequeno período, a população brasileira começou a reclamar dos novos impostos implantados na sociedade. Existia imposto pra tudo! E, o dinheiro ganho desses impostos era utilizado para cobrir os gastos da corte. Outro fator que trouxe um descontentamento geral foi a forma como os portugueses foram tratados, como se eles fossem mais importantes que as outras pessoas que aqui já viviam.
E, depois da derrota de Napoleão, a Corte de Lisboa exigiu a volta de D. João à Portugal e, com medo de perder o trono, ele resolveu,em 1821, voltar.
No lugar de D. João ficou o seu filho D. Pedro I que contou com a ajuda de José Bonifácio (Vice-presidente da Junta Provisória de Governo) para comandar o Brasil. E mesmo sofrendo pressões portuguesas para voltar, assim como seu pai, D. Pedro decidiu permanecer no Brasil, e a partir dessa decisão tomada, começou, mesmo que indiscretamente, ações que levariam a separação de Brasil e Portugal.
Depois de ter contrariado ordens portuguesas, em relação a escolha de quem assumiria certos cargos aqui no Brasil, houve um longo confronto armado entre os comandados do general português Madeira de Melo e as forças brasileiras que se prolongaram até meados de 1823.
Em 1822 o príncipe regente determinou que nenhuma ordem vinda da Corte de Lisboa deveria ser cumprida sem ele concordar. Em junho de 1822, foi organizada uma Assembléia Constituinte que não foi aceita pela corte portuguesa. E em setembro foi enviada uma ordem de Portugal para encerrar essa assembléia, e ordenando que D. Pedro voltasse. E ao receber de um mensageiro, as margens do rio Ipiranga, um despacho de José Bonifácio, que o aconselhava romper com os portugueses, no dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro proclamou a independência do Brasil, consolidando a sua separação de Portugal. 

Independência ou Morte: 7 de setembro de 1822 - quadro de Pedro Américo

A seguir um vídeo qual explica mais um pouco acerca da Indepêndencia do Brasil e sobre o dia do Fico (explicito nas nossas curiosidades):